A produção de Nãotecidos aplica e combina tecnologia de diversas indústrias, como a têxtil, a papeleira, de couro, de plástico, podendo, a qualquer momento, surgir novas tecnologias.
A produção pode ser descrita como abaixo:
1. Formação da manta (Web Forming)
A manta, estrutura ainda não consolidada, é formada por uma ou mais camadas de véus de fibras ou filamentos obtidas por três processos distintos:
Esses processos trabalham com matérias-primas na forma de fibras.
No processo Via Carda (Carded),as fibras são paralelizadas por cilindros recobertos de “dentes penteadores”, que formam mantas anizotrópicas, podendo essas mantas às vezes serem cruzadas em camadas.
No processo Via Aérea/Fluxo de Ar, as fibras são suspensas em fluxo de ar e depois são coletadas numa tela formando a manta.
No processo Via Úmida (Wet Laid), que também trabalha com matérias-primas na forma de fibras, estas são suspensas em meio aquoso e depois são coletadas através de filtração por um anteparo, em forma de manta.
Esses processos trabalham com matéria-prima na forma de polímeros (materiais plásticos).
No processo Spunweb/ Spunbonded, um polímero termoplástico é fundido através de uma “fieira ”,resfriado e estirado, e posteriormente é depositado sobre uma esteira em forma de véu ou manta.
No processo Meltblown um polímero termoplástico é fundido através de uma “fieira” com orifícios muito pequenos, e imediatamente um fluxo de ar quente rapidamente solidifica a massa em fibras muito finas, que são sopradas em alta velocidade para uma tela coletora formando a manta.
2. Consolidação da manta (Web Bonding)
Após a formação do véu ou da manta é necessário realizar a consolidação (união das fibras ou filamentos), que consiste de três métodos básicos, e podem ser combinados entre si:
Em grande parte dos Nãotecidos os tipos de consolidação acima citados também consistem no próprio acabamento necessário ao produto final.
CONHEÇA TODAS AS EMPRESAS ASSOCIADAS ABINT