1. Quanto ao processo de fabricação
- Flocos de fibras (por exemplo: algodão hidrófilo, fibras de enchimento).
- Fios, filamentos, cabos, tiras e cordas (por exemplo: fios de sutura, linha de costura, fio dental, cordas e cabos de amarração naval).
- Tecidos planos (por exemplo: lonas, slings).
- Tecidos de malha de trama (por exemplo: embalagem de móveis, base têxtil com borracha usado em diafragmas de bombas de combustível).
- Tecidos de malha por urdume (por exemplo: coberturas, próteses musculares).
- Nãotecido (por exemplo: geotêxteis, mantas de isolamento acústico).
2. Quanto à distribuição de massa
- Densidade Linear para têxteis lineares (Título): define-se como a distribuição da massa ao longo do comprimento, para normalizar essa grandeza nos têxteis lineares tem-se as seguintes referências: ABNT NBR 13214 – Determinação de títulos têxteis, ABNT NBR 13316 – Determinação do título dos fios em amostras de comprimento reduzido e ABNT NBR 8427 - Emprego do sistema TEX para expressar títulos têxteis. O número TEX representa a massa em gramas de 1000 m de fio, filamento, fibra ou mecha. O número Denier representa a massa em gramas de 9000 m de fio, filamento, fibra ou mecha.
- Densidade Superficial para têxteis de superfície (Gramatura): define-se como a distribuição da massa pela área de um metro quadrado, para normalizar: ABNT NBR 10591 – Determinação da gramatura de tecidos e ABNT NBR 12984 – Nãotecido – Determinação da massa por unidade de área.
3. Quanto ao processo de transformação/ acabamento
- Adesivado.
- Alvejado.
- Chamuscado.
- Coating.
- Confeccionado.
- Dublado.
- Estampado.
- Garzeado.
- Laminado.
- Lixado.
- Navalhado.
- Resinado.
- Tinto.
4. Quanto às matérias primas utilizadas
- Fibras naturais:
- vegetais.
- naturais animais.
- naturais minerais.
- Fibras manufaturadas:
- Dispersões poliméricas.
- Soluções.
- Sólidos ou colóides.